quinta-feira, 31 de março de 2011

Etimologia e Histórico

O termo foi introduzido em 1911 na literatura psiquiátrica por Eugen Bleuler, para se referir ao sintoma de esquizofrenia como sendo uma "fuga da realidade", que consiste na limitação de relação com o mundo externo.

Autismo é de origem grega, onde "autós" significa "de si mesmo". A palavra foi utilizada por Kanner e Asperger para descrever os sintomas observados em seus pacientes.

Em 1943, Leo Kanner descreveu o autismo infantil como uma síndrome que inclui alterações no contato afetivo, insistência na manutenção de rotina, interesse por objetos estranhos e alterações na comunicação. A partir desta descrição, o autismo infantil foi considerado como um tipo de psicose infantil, autismo da criança e síndrome de Kanner, pela OMS e CID. Foi reiterado como critério fundamental o aparecimento dos sintomas antes dos 30 meses de idade. Concomitante ao trabalho observado por Kanner, o pediatra Hans Asperger descreveu crianças com sintomas semelhantes.

Com a evolução das pesquisas, o autismo passou a ser considerado um Distúrbio Global do Desenvolvimento como atualmente descrito no DSM-IV ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento na CID-10.
Grupo do LIF-DEA

... todos usando... foi um sucesso!