A seguir uma tradução livre da carta do secretário da ONU:
“O número de pessoas com autismo continua a crescer – em todas as nações e em cada um dos grupos raciais, étnicos e sociais. Embora o reconhecimento desta condição nas comunidades científicas, de saúde e terapêuticas tenham melhorado, a consciência pública permanece baixa. A observância anual do Dia Mundial da Conscientização pelo Autismo tem, assim, uma grande importância como uma oportunidade para mobilizar ação e assistência.
Crianças e pessoas com autismo tem grandes desafios associados ao estigma e discriminação, bem como a falta de acesso e suporte. Muitos vivem com barreiras seus seu cotidiano. Mas também podem sofrer, de forma terrível, discriminação, abuso e isolamento, violando seus direitos humanos fundamentais.
O autismo é uma desordem complexa. Em muitos acasos, o direito ao tratamento precoce pode levar a melhoras. Isto porque é importante ter consciência sobre os sinais e chegar aos serviços tão breve quanto possível.
O suporte da família também é crítico/necessário, criando empregos para pessoas com autismo baseado em suas habilidades e potencialidades. E melhorar a educação publica para o melhor encontro de estudantes com autismo.
Trilhar esses passos beneficiará a sociedade como um todo, enriquecendo pessoas com autismo, aqueles que os amam e a todos. Como a mãe de uma criança com autismo disse “embora meu filho tenha trilhado um longo caminho, eu trilhei um caminho ainda maior.”
Juntos nós podemos percorrer esta estrada que nos conduzirá a um mundo melhor e mais inclusivo.”
Ban Ki-moon – Secretário Geral da ONU (escrita em 2011)
Se você quiser saber mais, sugerimos o site da ONU.