Referência: TAMANAHA, Ana Carina; PERISSINOTO, Jacy;
CHIARI, Brasilia Maria. Uma breve revisão histórica sobre a construção dos
conceitos do Autismo Infantil e da síndrome de Asperger. Rev. soc. bras. fonoaudiol., São Paulo, v. 13, n. 3, 2008
. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342008000300015&lng=en&nrm=iso>.
access on 04 Apr. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342008000300015.
O capítulo “Distúrbios da linguagem em autismo infantil”
introduz o tema do autismo, aborda os principais conceitos, com uma breve
revisão histórica, aborda o lugar da linguagem nessa discussão, e trata de
algumas alternativas para investigação da comunicação dessas crianças. É um
texto mais específico, pois aprofunda questões de linguagem nessa população,
trazendo conceitos e propondo formas de avaliação.
Referência: FERNANDES, FDM. Distúrbios da Linguagem em autismo infantil.
IN: LIMONGI, SCO. (Org). Alterações e Distúrbios. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 2003.
O artigo “Linguagem nos transtornos do espectro autístico”
traduz em seus procedimentos os tópicos de avaliação do capítulo “Distúrbios da
linguagem em autismo infantil” que são: número de atos comunicativos produzidos
por minuto, interatividade da comunicação, ocupação do espaço comunicativo,
desempenho sócio-comunicativo nas áreas de intenção comunicativa vocal e gestual,
imitação vocal e gestual, uso de objeto mediador, jogo combinatório e jogo
simbólico. A partir desses tópicos, a pesquisa teve como objetivo verificar a
contribuição da avaliação fonoaudiológica para a determinação de
características de comunicação específicas de cada quadro clínico.
Referência: FERNANDES, FDM; TELES, P. Linguagem nos transtornos do
espectro autístico. Rev Soc Bras
Fonoaudiol. 2005; 10 (4): 207-10.
O capítulo “Diagnóstico e Terapia de Linguagem com Crianças
com Transtornos do Espectro Autístico” direciona-se para o conhecimento da terapia
de linguagem, abordando os tópicos: Diagnóstico de Linguagem, evidenciando a
relação entre comunicação e linguagem, desempenho sócio-cognitivo e adaptação
sócio-comunicativa; o tópico seguinte aborda a questão da terapia de linguagem
propriamente dita, trazendo propostas terapêuticas e a alternativa das oficinas
de linguagem.
Referência: FERNANDES, FDM. Diagnóstico e Terapia de Linguagem com
Crianças com Transtornos do Espectro Autístico. In: FERNANDES, FDM; MENDES,
BCA; NAVAS, ALPGP (Org.). Tratado de Fonoaudiologia. 2ª Ed. São Paulo: Roca,
2009.
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