quinta-feira, 4 de abril de 2013

Indicação de textos para leitura

O texto “Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos do Autismo Infantil e da Síndrome de Asperger” aborda de forma rápida e prazerosa a evolução dos conceitos do Autismo Infantil e da Síndrome de Asperger, ressaltando as diferenças em cada um dos transtornos. É um texto indicado para quem deseja iniciar a exploração do tema proposto.

Referência: TAMANAHA, Ana Carina; PERISSINOTO, Jacy; CHIARI, Brasilia Maria. Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos do Autismo Infantil e da síndrome de Asperger. Rev. soc. bras. fonoaudiol.,  São Paulo,  v. 13,  n. 3,   2008 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342008000300015&lng=en&nrm=iso>. access on  04  Apr.  2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342008000300015.


O capítulo “Distúrbios da linguagem em autismo infantil” introduz o tema do autismo, aborda os principais conceitos, com uma breve revisão histórica, aborda o lugar da linguagem nessa discussão, e trata de algumas alternativas para investigação da comunicação dessas crianças. É um texto mais específico, pois aprofunda questões de linguagem nessa população, trazendo conceitos e propondo formas de avaliação.

Referência: FERNANDES, FDM. Distúrbios da Linguagem em autismo infantil. IN: LIMONGI, SCO. (Org). Alterações e Distúrbios. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.


O artigo “Linguagem nos transtornos do espectro autístico” traduz em seus procedimentos os tópicos de avaliação do capítulo “Distúrbios da linguagem em autismo infantil” que são: número de atos comunicativos produzidos por minuto, interatividade da comunicação, ocupação do espaço comunicativo, desempenho sócio-comunicativo nas áreas de intenção comunicativa vocal e gestual, imitação vocal e gestual, uso de objeto mediador, jogo combinatório e jogo simbólico. A partir desses tópicos, a pesquisa teve como objetivo verificar a contribuição da avaliação fonoaudiológica para a determinação de características de comunicação específicas de cada quadro clínico.

Referência: FERNANDES, FDM; TELES, P. Linguagem nos transtornos do espectro autístico. Rev  Soc Bras Fonoaudiol. 2005; 10 (4): 207-10.


O capítulo “Diagnóstico e Terapia de Linguagem com Crianças com Transtornos do Espectro Autístico” direciona-se para o conhecimento da terapia de linguagem, abordando os tópicos: Diagnóstico de Linguagem, evidenciando a relação entre comunicação e linguagem, desempenho sócio-cognitivo e adaptação sócio-comunicativa; o tópico seguinte aborda a questão da terapia de linguagem propriamente dita, trazendo propostas terapêuticas e a alternativa das oficinas de linguagem.

Referência: FERNANDES, FDM. Diagnóstico e Terapia de Linguagem com Crianças com Transtornos do Espectro Autístico. In: FERNANDES, FDM; MENDES, BCA; NAVAS, ALPGP (Org.). Tratado de Fonoaudiologia. 2ª Ed. São Paulo: Roca, 2009.

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